Explicando alguns símbolos da maçonaria
(Texto retirado do blog 'Circulando por Curitiba')
Dois ex-prefeitos de Curitiba, Ernani Santiago de Oliveira e Wallace Tadeu de Mello e Silva (ambos Maçons), homenagearam a Maçonaria do Paraná colocando em prática o projeto da Praça 19 de Dezembro, onde diversos símbolos maçons foram inseridos e também, referencias à cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. A maçonaria brasileira tem ligação direta com a maçonaria norte americana.
O obelisco da nossa praça, foi inspirado no Washington Monument (que fica no centro do Constitution Gardens). O obelisco americano tem 169,7m e o curitibano tem 41,31m de altura.
O formato do chafariz da Praça 19 de Dezembro copia o Tidal Basin, um grande lago próximo ao Washington Monument.
Os outros símbolos ocultos na praça são os seguintes. O numero 7 na Maçonaria é considerado o numero perfeito, obtido da soma de 4 (os elementos da natureza) e 3 (a Santa Trindade), ou seja, a união da ciência com a espiritualidade. Sete eram os refletores no chafariz, 7 metros é a altura da estátua do homem nu e 70cm o tamanho do pé da estátua.
O triangulo na maçonaria significa estabilidade, harmonia e o triangulo eqüilátero simboliza a divindade. Um triangulo eqüilátero é formado na praça 19 de Dezembro unindo três importantes membros da maçonaria, o Barão do Serro Azul (rua que termina na praça), Cândido de Abreu (avenida que inicia na praça) e Tiradentes (colégio de frente para a praça), marcando a assinatura maçônica.
A letra G também tem forte simbologia para os maçons. O “G” significa Geometria em diversas línguas. A Geometria era tida quase como uma ciência sagrada, mãe da arquitetura e da construção, sem a qual as Catedrais não podiam ser planejadas e concluídas. Na praça o G está representado no punho fechado do Homem Nu.
A escultura e o painel da praça foram executados por Erbo Stenzel, Humberto Cozzo e Poty Lazzarotto. Isaac Lazzaotto, pai de Poty, era ferroviário e trabalhava para Wallace de Mello e esse solicitou ao seu filho Wallace Thadeu de Mello e Silva (um dos prefeitos que idealizaram a praça) que desse à Poty a execução do mural de azulejos.
No centro do painel de Poty, há um homem vestindo um avental maçônico, que simboliza o iniciado maçônico, representando a prontidão para o trabalho e simbolicamente, representa a vestimenta corpórea da alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário