terça-feira, 9 de abril de 2013

Painéis de Rodrigo de Haro



São de autoria do artista plástico Rodrigo de Haro os diversos painéis de mosaicos encontrados no prédio da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, localizados no hall de entrada, na parte frontal e nas laterais.

Os textos da obra resumem a história das Américas por meio de relatos de viagens, crônicas pré-colombianas, lendas amazonenses, literatura colonial e poemas de autores contemporâneos. Há excertos de textos do folclorista Câmara Cascudo, dos navegadores/cronistas Francisco Lopes de Gómara e Adelbert Von Chamisso e de escritores brasileiros como Raul Bopp, Pedro Port e Alcides Buss. No lado interno do hall da reitoria, parte de uma parede é dominada por um mosaico com a imagem de Catarina de Alexandria, padroeira dos estudantes e do Estado de Santa Catarina. E, na parede a ser refeita, está a obra “Travessia”, com os traços de Rodrigo de Haro e os seres míticos que predominam em sua obra plástica.

Os painéis feitos por Rodrigo de Haro se tornaram uma das atrações da universidade e, para muitos, uma visita obrigatória para quem vem a Florianópolis. É comum pessoas que participam de congressos e outros eventos na UFSC posarem para fotos em frente à reitoria por causa da obra. O trabalho é citado no livro “Mosaicos brasileiros”, de Henrique Gougon, como uma das referências na arte do mosaico no país.



Sebastião Caboto era navegador veneziano a serviço do governo espanhol quando chegou à uma ilha nas costas do atual território de Santa Catarina. O ano era 1530 e o dia 25 de novembro, data dedicada à Santa Catarina de Alexandria. Por causa disto e também para homenagear sua mulher, Catarina Medrano, resolveu batizar a ilha com o nome de Ilha dos Patos de Santa Catarina.


Para saber mais AQUI e AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário